Perceived Value Marketing - Notícias colhidas na internet que podem transformar valores.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Incerteza política faz OCDE triplicar projeção de queda de PIB do Brasil em 2015

Fernando Duarte

Thinkstock
Image copyrightThinkstock
Image captionOCDE estima que país terá novo encolhimento em 2016
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira uma previsão ainda mais pessimista do que tinha feito há três meses para o desempenho do PIB do Brasil em 2105.
Segundo o órgão, a economia brasileira encolherá 2,8% em 2015, quase quatro vezes mais do que o estimado em junho (0,8%). Entre os países analisados, a queda do PIB em 2015 só será maior na Rússia (de -3%).

Embate

As razões para um prognóstico ainda mais pessimista estão no fato de que as estatísticas oficiais do governo brasileiro para o segundo trimestre foram piores que as projetadas inicialmente - houve recuo de 1,9% entre abril e junho -, mas também passam pelo recente rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência Standard & Poor's, que na semana passada retirou do Brasil o status de bom pagador.
"O desempenho real da economia brasileira no segundo trimestre foi mais negativo do que havíamos previsto e por isso houve um ajuste mecânico de nossos prognósticos. Mas a perda do grau de investimento também teve que ser levada em consideração, porque os títulos de dívidas brasileiros já estão sofrendo", explicou à BBC Brasil o economista sênior da OCDE Jens Arnold.
ReutersImage copyrightAP
Image captionEscândalo da Petrobras e rebaixamento do grau de risco do Brasil contribuíram para revisão de prognósticos
"Levamos também em conta o clima de crescente incerteza política no Brasil e as mais recentes alegações envolvendo o escândalo de corrupção na Petrobras", acrescentou.
A OCDE se preocupa especificamente com a paralisação que os embates entre o Executivo e o Legislativo poderão causar na agenda de reformas econômicas, em especial o ajuste fiscal.
"A instabilidade compromete a habilidade do Brasil para implementar reformas que consideramos importantes para que a economia volte a crescer e que passe confiança ao mercado. O Brasil precisa de investimentos para realizar projetos de infraestrutura e acaba de ter sua nota rebaixada por uma agência de classificação de risco", acrescenta Arnold.
ReutersImage copyrightReuters
Image captionEmbates do governo com o legislativo criam clima de incerteza, na opinião da OCDE
Em sua análise mais geral da economia mundial, a OCDE prevê ainda mais problemas para o Brasil em função da desaceleração econômica da China, fator-chave para a revisão do crescimento da economia mundial feita pelo órgão: encolhimento de 3% este ano.
Para 2016, a OCDE também revisou para baixo as estimativas de crescimento para o Brasil: a economia deverá encolher 0,7%, ao passo que em junho a OCDE tinha projetado crescimento de 1,1%.
"Não há sinais, pelo menos por enquanto, de que o Brasil possa a voltar a registrar crescimento positivo antes de 2017", afirma o economista.


Fonte http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150916_brasil_ocde_negativo_fd

Nenhum comentário:

Postar um comentário