Perceived Value Marketing - Notícias colhidas na internet que podem transformar valores.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Por produtividade, Seul permitirá soneca no trabalho


Atualizado em  28 de julho, 2014 - 07:39 (Brasília) 10:39 GMT
Getty
Funcionários poderão usar salas e outros espaços para soneca
A prefeitura de Seul, capital da Coreia do Sul, vai permitir que os funcionários públicos cochilem por até uma hora após o almoço.
A medida faz parte de um esforço para aumentar a produtividade dos trabalhadores durante os meses do verão no hemisfério norte.
A partir de 1º de agosto, os trabalhadores terão a opção de tirar uma soneca entre as 13h e as 18h, contanto que ajustem o horário do expediente, chegando mais cedo ou saindo mais tarde.
É preciso ainda avisar o chefe logo pela manhã sobre suas intenções - e ele precisa concordar com a soneca. "Os funcionários poderão usar salas e outros espaços para descansar", disse um porta-voz da prefeitura.
"Alguns exemplos pioneiros de dar aos funcionários a possibilidade de cochilar durante o verão mostraram um resultado mais produtivo do que sem ele", disse à BBC Brasil o pesquisador Kiu Sik Bae, do Instituto Coreano do Trabalho.
Segundo o jornal The Korean Times, é a primeira vez que um esquema como este é introduzido no país.
A justificativa, segundo divulgou a mídia local, é que as pessoas tendem a perder o foco no início da tarde e depois do almoço, principalmente durante o verão.
"Muitos relatórios de saúde mostram que tirar uma soneca à tarde ajuda os trabalhadores a melhorar o desempenho e estimular a criatividade", escreveu o periódico.

Ceticismo

A ideia implantada pelo governo de Seul não é inédita. Grandes empresas, como Google, Nike, Procter & Gamble e Cisco já encorajam os funcionários a tirar um cochilo.
Na Espanha e em alguns países sul-americanos, a siesta é uma tradição comum.
A mídia sul-coreana e muitos críticos, no entanto, estão céticos quanto aos resultados da medida no país, por causa da cultura empresarial local.
Pedir permissão para tirar uma soneca fora do horário do almoço é considerado quase uma afronta.
"A maioria dos chefes não vai permitir que seus funcionários desfrutem de uma soneca durante o período do trabalho", acredita Kiu.
"Eles podem pensar que isso vai fazer a pessoa perder o respeito e a moral no trabalho", acrescentou o pesquisador.

Longa jornada

A Coreia do Sul é conhecida por ter uma das mais longas jornadas de trabalho diária no mundo.
Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os sul-coreanos trabalham em média 2.092 horas por ano. É a terceira maior carga horária entre os países membros.
Porém, a produtividade é de apenas 66% da média entre os membros da OCDE, e menos da metade quando comparada com a dos Estados Unidos.

Fonte http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/07/140728_cochilo_seul_et_lab.shtml

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir