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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O VERDADEIRO CÓDIGO DA VIDA

Direitos Humanos


            Estamos vivendo a dinâmica do século XXI onde transformações radicais estão acontecendo na Política, na Economia, na Religião, na Tecnologia, nas Comunicações e principalmente na Sociedade no que se refere a comportamentos, relacionamentos e direitos. A globalização transformou a vida. O mundo passou a interagir de uma forma simples, direta e rápida. A velocidade das comunicações mudou a forma de pensar e comportamental. Agora o mundo sabe o que esta acontecendo em qualquer parte do globo em tempo real e as pessoas interagem virtualmente e trocam informações, criando verdadeiros furacões incontroláveis de ações interativas que tem, inclusive, provocado a quede de poder em varias partes do mundo. Agora a Internet compete com o poderio bélico, como arma de destruição e a guerra virtual é declarada pela massa de internautas, sem nenhum controle das nações mais poderosas.  Atualmente esta guerra virtual vem sufocando as maiores economias do mundo que estão sucumbindo ao poderio do capital Este virtualmente gira nos mercados e determina, o que sobe e o que desce nos degraus da economia. Quem está vencendo, ainda não sabemos, mas a história há de contar.

            Neste cenário de disputa pelo poder econômico, quem realmente sai perdendo é a grande massa da população, sem poderes de decisão e submissa a governos corruptos e ditatoriais.

A lei dos direitos humanos protege principalmente bandidos com alta capacidade de barganha e rendimentos que os torna capazes de corromper os poderes públicos.

O narcotráfico é um dos maiores e mais poderosos negócios do mundo e dominado por governos populistas que matam, seqüestram e mantêm seus adversários em cárcere, onde são torturados em nome do poder.

Mas é exatamente nesta área de direitos humanos, com leis tão precariamente redigidas, que São Mateus nos revela o código mais perfeito, simples e admirado, temido pelos poderosos, porque reflete a verdade,  que é o Sermão da Montanha. Mateus (Levi na época em que recebeu o chamado de Jesus), quando redigiu esta passagem do Evangelho, o fez com conhecimento de causa já que seu status de cobrador de impostos do Império Romano deu-lhe razões e condições de fazer uma profunda reflexão a respeito. Ele conhecia o poder e a condição dos pobres, pois lidava com os dois lados e sabia das barbaridades que eram cometidas contra os cristãos, o que não difere em nada dos dias de hoje. Mahatma Gandhi, o grande pacifista, exaltava este decálogo como a maior pérola da literatura universal, capaz de substituir e sobrepor qualquer obra editada em todos os tempos, se fosse o único documento salvo de uma catástrofe.

Mas estes direitos redigidos a mais de 2000 anos, não dizem claramente sobre benefícios materiais e é ai que está a questão. Como na época em que foi proferido, hoje também o povo anseia por bens materiais e com muita justiça, quando estes bens representam o direito a vida, o direito de não sentir fome, de não sentir sede e de ter um teto para morar.
Mas o que é não sentir fome, sede e um leito para repousar, senão toda a estrutura do Sermão da montanha.

                                                               Mateus 25
                                                               42.Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes                                                           de beber;43.era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes;                                                              enfermo e na prisão e não me visitastes.

Antes de olhar para o Código de Direitos Humanos dever-se-ia fazer um aprofundamento, em nível de meditação e a luz da lei dos homens, da unicidade que representa o Sermão da Montanha. Sentir que hoje se entende como Direitos Humanos a defesa, principalmente, de bandidos, por pseudos cristãos. Faz-se preciso um olhar mais amoroso, profundamente voltado aos nossos semelhantes desprotegidos e submissos ao poder do capital da mesma forma como era no tempo de Levi.
Nossos semelhantes morrem vitimas de guerras perversas, morrem de fome vitimas de governos perversos, morrem de sede vitimas de ações perversas dos poderosos, morrem ao relento, nas ruas, debaixo dos viadutos, morrem na cracolandia sem a menor piedade...


Alvaro de Oliveira
(19/01/2012)




Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os que Promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
(Mateus, 5:3-12)









We are living in the dynamics of the century where radical changes are occurring in politics, in economics, in religion, in technology, especially in the Communications and Society in relation to behavior, relationships and rights. Globalization has transformed life. The world began to interact in a simple, straightforward and quick. The speed of communications has changed the thinking and behavior. Now the world knows what is happening anywhere in the globe in real time and people interact virtually and exchange information, creating typhoons uncontrollable interactive actions that have even led to quede power in various parts of the world. Now the Internet competes with military power as a weapon of destruction and war is declared by the virtual mass of Internet users, without any control of the most powerful nations. Currently this virtual war is choking the largest economies in the world who are succumbing to the power of capital markets in this virtually turns and determines what rises and what falls on the steps of the economy. Who is winning, we do not know, but history will tell.

            In this scenario of struggle for economic power, who really loses out is the great mass of the population without power of decision and submissive to corrupt and dictatorial governments.

The human rights law protects primarily bandits with high capacity to bargain and the income that makes them capable of corrupting the government.

Drug trafficking is one of the largest and most powerful businesses in the world and dominated by populist governments who kill, kidnap and keep their opponents in jail, where they are tortured in the name of power.

But it is precisely this area of ​​human rights, with laws so poorly written that St. Matthew tells us the code more perfect, simple and admired, feared by the powerful, because it reflects the truth, which is the Sermon on the Mount. Matthew (Levi at the time the call of Jesus), when you wrote this passage from the Gospel, did knowingly its status as a tax collector of the Roman Empire gave him reasons and conditions to make a deep reflection respect. He knew the power and condition of the poor, for dealing with both sides and knew of the atrocities that were committed against Christians, which is no different from today. Mahatma Gandhi, the great pacifist, this Decalogue extolled as the greatest pearl of world literature, able to override and replace any work published at all times, it was the only document saved from a catastrophe.

But these rights written over 2000 years, do not say clearly about material benefits and that is where is the question. As at the time of its delivery, today also the people yearn for material goods and very justly, when these assets represent the right to life, the right not to feel hunger, thirst and do not have a roof to live.
But what is not to feel hunger, thirst and a bed to rest, but the whole structure of the Sermon on the Mount.

                                                               Matthew 25
                                                               42.Porque I was hungry and ye gave me meat: I was thirsty and you gave me drink; 43.era stranger and ye took me not; naked and ye clothed me not: sick and in prison and ye visited me not.

Before looking at the Human Rights Code would be due to a deepening in the level of meditation and under the law of men, that represents the uniqueness of the Sermon on the Mount. Feeling that now sees itself as defending human rights, especially the villains, for pseudo Christians. It will be a need to look more loving, deeply focused our neighbors unprotected and submissive to the power of capital in the same way as it was at the time of Levi.
Our fellows die victims of vicious wars, starving victims of wicked governments, die of thirst victims of wicked actions of powerful, die in the open streets, under the viaduct, in Cracolândia die without any mercy ...


Alvaro de Oliveira
(19/01/2012)




Blessed are the poor in spirit, for theirs is the kingdom of heaven! Blessed are they that mourn, for they shall be comforted! Blessed are the meek for they shall inherit the earth! Blessed are those who hunger and thirst for righteousness, they shall be satisfied! Blessed are the merciful, for they shall obtain mercy! Blessed are the pure in heart for they shall see God! Blessed are the peacemakers, for they shall be called sons of God! Blessed are they which are persecuted for righteousness' sake, for theirs is the kingdom of heaven! Blessed are you when they insult you, persecute you and say when all the evil falsely against you because of Me Rejoice and be glad, because great is your reward in heaven: for so they persecuted the prophets who were before you.
- (Matthew 5:3-12)

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