Perceived Value Marketing - Notícias colhidas na internet que podem transformar valores.

domingo, 1 de maio de 2016

Microcomputador dispensa bateria e funciona com energia das ondas de rádio

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Engenheiros da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveram um microcomputador WISP que funciona sem bateria. Com o corpo menor que uma moeda, o mini PC retira energia de ondas de rádio já presentes no ar, dispensando também alimentação na tomada. O truque é feito graças à tecnologia RFID, que, originalmente, serve para transmitir informação por radiofrequência em cartões, tags NFC e até próteses.
Na prática, o dispositivo captura ondas de radiofrequência que já estão no ambiente, emitidas por diversos outros eletrônicos continuamente, e as converte em energia elétrica. Como seu consumo é baixo, o resquício de ondas de rádio no ar é suficiente para mantê-lo em operação indefinidamente – para isso, é equipado com antenas maiores do que o computador em si.
Wisp mede menos que uma moeda (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)Wisp mede menos que uma moeda (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)
A ideia dos pesquisadores, em conjunto com a Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, é usar o computador em projetos da Internet das Coisas. Ou seja, como não precisa de bateria, o PC poderá equipar móveis, eletrodomésticos e outros aparelhos de casa que originalmente não têm recursos inteligentes sem se preocupar com a troca de baterias.
Performance
A potência do pequeno computador não pode ser comparada com a oferecida por smartphones ou muito menos computadores convencionais. Aliás, em termos de desempenho, o mini PC ainda está muito aquém do famoso microcomputador Raspberry Pi, que é maior e opera com fonte de energia elétrica externa, via USB.
Apesar das dimensões pequenas, antena ainda é grande demais Wisp mede menos que uma moeda (Foto: Reprodução/Universidade de Delft)Apesar das dimensões, antena ainda é grande demais (Foto: Divulgação/Universidade de Delft)
Porém, assim como o Raspberry, o WISP também é criado com a premissa do código livre, o que significa que potencialmente qualquer desenvolvedor do mundo poderá usá-lo para criar seus próprios projetos – seja uma tranca de porta, um controle de luzes para casa ou um chip para a roupa.
O computador é modesto, mas pode ser programado como qualquer outro, e pode ser adaptado para praticamente qualquer tipo de sensor.
Disponibilidade
“Nossa visão é ter computadores sem bateria configurados por meio de software programáveis verdadeiramente sem fio, onde e quando quisermos”, diz um dos integrantes do grupo de pesquisa Przemyslaw Pawelczak.Por enquanto, o desafio é criar uma maneira de programá-lo sem precisar conectar a um computador com ajuda de cabos. Afinal, a configuração sem fio é essencial para tornar o WISP um verdadeiro microcomputador independente.
Como ainda se trata de pesquisa em desenvolvimento, não há previsão de lançamento do WISP no mercado.

por PAULO ALVES
Para o TechTudo

Fonte http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/05/microcomputador-dispensa-bateria-e-funciona-com-energia-das-ondas-de-radio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário