MUDANDO CRENÇAS
Um dos setores mais importantes de uma loja é o seu pessoal
de frente. Melhor dizendo: as vendedoras.
Sem elas, nem as vendas funcionam e muito menos os clientes
aparecem.
Preocupada com estes valores, a Granffa, loja no Shopping
Iguatemi, especializada em roupas para senhoras e plus size, encomendou um Plano
Estratégico de Marketing visando melhorar o desempenho de sua equipe.
Colocado em pratica os resultados logo foram percebidos e
materializados pela exclamação da vendedora que voltava ao trabalho depois de
uma curta licença:
- Estava
com saudade da minha loja!
Desapercebido passaria se este não fosse o resultado do
trabalho realizado para transformar as crenças e comprometimento no ambiente de
trabalho.
O Plano Estratégico, elaborado, deu ênfase à mudança
comportamental e percepção de valores nas suas vendedoras.
Verificou-se que elas tinham uma baixa estima, desinteresse
e sentiam-se desmotivadas como vendedoras na frente de loja. A elas somente
interessava o salário no final do mês e não agregavam valor ao seu trabalho.
Mudanças implementadas:
1.
Como primeiro passo passou-se a considerar a frente de
loja como o maior valor dentro da cadeia de valores da empresa, o cliente ficou
em segundo lugar. Vendedoras satisfeitas resultam em clientes satisfeitos.
Vendedoras motivadas resultam em aumento de vendas.
2.
Como segundo passo passou-se a considerar a vendedora
como principal produto da loja. As roupas e acessórios passaram a um segundo
plano, como produto, e receberam como valor agregado os valores pessoais das
vendedoras percebidos pelos clientes.
3.
Para a empresa seus vendedores passaram a ser tratado
como únicos e seus valores pessoais foram despertados através da ação do líder.
4.
O plano é não demitir, mas aproveitar todo o
investimento feito no empregado e agregar mais valores que possam motivá-los.
5.
É importante salientar que este novo valor, agregado ao
produto, que é o vendedor, é único na empresa, pois cada vendedor é único nos
seus valores. Esta crença faz da empresa também única na percepção de valores
pelo cliente.
6.
Foi estimulado, aos vendedores, sentirem-se importantes
dentro da hierarquia da empresa.
7.
A empresa mostrou aos vendedores que eles deveriam
cultivar o empreendedorismo pessoal, comportando-se como empreendedores de
vendas, como se donos do seu próprio negócio que, no caso, é a própria empresa
onde trabalham;
8.
Cada vendedor, sentindo-se um empreendedor, passou a
enxergar novas oportunidades dentro da empresa;
9.
As vendedoras, que passaram a se sentir empreendedores,
também, sentiram-se donos e responsáveis pelo crescimento da loja.
10. Como empreendedores eles passaram a ter a
visão de que tinha um ponto de vendas gratuito para exercer seu negocio, um
estoque de mercadorias sem investir nenhum capital, capital de giro de terceiro
e ainda eram bem remunerados, conforme o desempenho e a dedicação a sua nova
condição de trabalho.
11. Orgulhosas,
passaram a tratar melhor o cliente, e estes, em contrapartida, tornaram-se mais
assíduos e fieis e a comprar mais.
12. O
resultado foi surpreendente! Bom para a loja que aumentou seu faturamento e bom
para os vendedores que aumentaram seus ganhos.
13. A
empresa passou a crescer mais do que o mercado.
EMPPRESA: GRANFFA
PRODUTO: ROUPA FEMININA
VELOR
AGREGADO: VENDEDORAS EMPREENDEDORAS
PONTO: SHOPPING
IGUATEMI segundo piso
PUBLICO
CONSUMIDOR: FEMININO
VALORES: SEU CORPO DE
FUNCIONÁRIOS
MISSÃO: TORNAR AS
MULHERES MAIS BELAS E FELIZES
VISÃO: SER EFERÊNCIA
EM MODA FEMININA PARA SENHORAS E PLUS SIZE
META: SUPERAR EM 10%
O CRESCIMENTO A CADA ANO
PLANO
EXTRATEGICO: ALVARO DE OLIVEIRA NETO –
MERKETING MBA
Alvaro
Oliveira
Fortaleza,
09/02/2012
ENTREPRENEURSHIP IN SALES
One of the most important
sectors of your store is a personal front. Rather, the sellers.
Without them, neither the sales
function and appear much less customers.
Concerned with these values,
the Granffa shop in Iguatemi, specializing in clothing for ladies and plus
size, commissioned a Strategic Marketing Plan to improve the performance of his
team.
Put into practice the results
were soon realized and materialized by the exclamation of the seller who
returned to work after a short leave:
- He had missed my store!
Would go unnoticed if it were
not the result of work done to transform the beliefs and commitment in the
workplace.
The Strategic Plan, developed,
emphasized the behavioral change in values and perceptions of their vendors.
It was found that they had a
low self-esteem, lack of interest and felt discouraged as sellers in the store
front. The only interest they pay at the end of the month and do not add value
to your work.
Changes implemented:
1. As a first step has to
consider the storefront as the highest value within the value chain of the
company, the customer came in second. Vendors satisfied result in satisfied
customers. Motivated sellers result in increased sales.
2. As a second step we started
to consider selling as the main product in the store. The clothes and
accessories have passed a background as a product, and value received as the
personal values of sellers perceived by customers.
3. Its sales for the company
came to be treated as unique and personal values were awakened by the action
of the leader.
4. The plan is not to dismiss,
but enjoy all the investment made in employees and add more values that can
motivate them.
5. Importantly, this new
value-added product, which is the seller, the company is unique, because each
seller is unique in its values. This belief also makes the company unique in
the sense of values by the customer.
6. Was stimulated, vendors,
feel important within the company hierarchy.
7. The company showed the
sellers that they should cultivate the entrepreneurial staff, behaving like
entrepreneurs sales, as masters of their own business, in this case is the very
company they work;
8. Each vendor, feeling an
entrepreneur, came to see new opportunities within the company;
9. The sellers, who began to
feel entrepreneurs also felt responsible for the growth and owners of the
store.
10. As entrepreneurs they
started to have the vision that had a point of sale free to exercise their
business, a stock of goods without investing any capital, working capital of
the third and were still well paid, as the performance and dedication to his
new condition work.
11. Proud, began to treat the
customer better, and these, in turn, became more frequent and loyal and buy
more.
12. The result was amazing!
Good for the store increased its sales and good for sellers that have increased
their earnings.
13. The company began to grow
more than the market.
EMPPRESA: GRANFFA
PRODUCT: WOMEN'S CLOTHING
VELOR ADDED: ENTERPRISING
sellers
POINT: SHOPPING IGUATEMI second
floor
CONSUMER PUBLIC: WOMEN
VALUES: YOUR BODY OF OFFICIALS
Nenhum comentário:
Postar um comentário