Com o recente aumento nos preços dos combustíveis, a notícia
de que a Volkswagen apresentará um modelo capaz de rodar mais de 100 km com um
litro parece utopia. Porém, a marca está convencida de que isso é possível e
apresentará ao público do Salão de Genebra, que começa em 7 de março, o híbrido
XL1, dotado de um motor elétrico de 28 cv operando juntamente a um bicilíndrico
a diesel de 800cc. Baixo, estreito e com carroceria em formato de gota para
privilegiar a aerodinâmica, o modelo possui coeficiente de arrasto (cx) de
0,189. Pneus estreitos também auxiliam: as rodas dianteiras têm 15 polegadas e
pneus 115/80, enquanto as traseiras são de 16 polegadas e pneus 145/55.
Esse formato singular esconde uma carroceria feita em fibra
de carbono para privilegiar a eficiência energética. Assim, os números oficiais
da Volkswagen dão conta de que o XL1 é capaz de rodar 111,1 quilômetros com um
litro de diesel. Locomovendo-se apenas com eletricidade, o carro tem autonomia
de 50 km. Porém, utilizando-se de todos os dez litros de combustível que cabem
no tanque, o modelo pode rodar até 499 km. Apesar da frugalidade, o desempenho
não ficou de lado e o XL1 acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, com máxima
de 160 km/h. Isso é atingindo graças ao baixo peso do carro, que é de 795 kg.
Como nem tudo é perfeito, a Volkswagen ainda não divulgou os
preços do XL1, enquanto o primeiro lote de 50 unidades do carro será fabricado
apenas sob demanda, ou seja, apenas quando alguém pedir o carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário